Emulando Comodore Amiga no Raspberry Pi com Retropie - Parte 2

 

Neste post eu mostrei como emular um hardware de um Comodore Amiga 1200 e instalar o Workbench (OS) nele. Porém este processo de instalação é um processo onde o HD emulado já está preparado para receber os arquivos tornando o processo um pouco fora do que seria uma realidade.

Vou mostrar aqui o que seria a pessoa ter um hardware Amiga 500 e colocar nele um HD que acabou de comprar para instalar o Workbench 3.1. O Workbench 3.1 foi a ultima versão oficial lançada para o Amiga.

O primeiro passo é ter o Retropie rodando no Raspberry e instalar o Amiberry, para isto pode ser seguido os passos do post anterior.

Depois baixe o pacote de arquivos em um dos links abaixo:

http://stuffjasondoes.com/tools/amiga/amiga_install_files.zip

https://mega.nz/file/KpY0xBhR#C_OurQWsAISjmK6HKbVeRXyO7OHoEk4JdxteE9_5m74

Desta vez será utilizado apenas o arquivo "Kickstart3.1.rom" do pacote. Este arquivo precisa ser colocado na pasta /home/pi/RetroPie/BIOS do cartão SD do Retropie

Agora é preciso criar uma pasta no cartão SD para colocar as imagens dos disquetes de instalação do Workbench 3.1 e também colocar o arquivo que será a imagem do HD que será mostrado abaixo. No meu caso criei uma pasta /home/pi/RetroPie/roms/amiga_dsk .

Baixe o pacote de disquetes de instalação das versões do Workbench em um dos links abaixo:

https://datassette.org/softwares/commodore-amiga/workbench-disks-tosec

https://archive.org/download/TOSEC_V2017-04-23/Commodore/Amiga/Operating%20Systems/Workbench/

Deste pacote somente os arquivos dos disquetes de instalação do Workbench 3.1 serão necessários, conforme print abaixo:


Copie estes arquivos para a pasta criada.

Agora inicialize o Amiberry pelo Retropie e conecte um teclado e um mouse no Raspberry. Na tela inicial e no menu esquerdo do Amiberry vá em QuickStart e selecione "Amiga 500".


Depois vá em rom e selecione "KS ROM v3.1... (A500,A600,A200) rev 40.63 (512K)". Esta opção só vai aparecer se foi colocado o arquivo "Kickstart3.1.rom" na pasta /home/pi/RetroPie/BIOS conforme acima.


Em Floppy Drivers, clique nos três pontos (...) para buscar os arquivos de imagens dos disquetes, no meu caso estão em /home/pi/RetroPie/roms/amiga_dsk. Selecione o arquivo que possui Install no nome. Este é o disquete que inicializa a instalação do Workbench 3.1.


Em Hard drivers/CD clique no botão Create hardfile, selecione uma pasta e um nome para o arquivo que será criado e clique em ok. Deixa as outras opções sem alterações.


Agora basta clicar no botão Start e se tudo estive ok após uns 30 segundos será mostrado a tela abaixo. Este já é o Workbench 3.1 rodando, porém ainda pelo disquete.


Agora iremos fazer a instalação do Workbench 3.1 no HD do Amiga. Para isso selecione o HD (ícone DH0:NDOS) no desktop, com o botão direito do mouse clique e segure na barra superior onde está escrito "Copyright.." e navegue até "Icons / Format Disk". Na tela que irá aparecer, dê um nome para o disco e clique em "Quick Format".



Um detalhe aqui é que essa forma ainda foge um pouco do método real, porque quando foi criado o HD la na tela inicial do Amiberry, ele já particionou o HD. Se fosse em um hardware real, onde fosse colocado um HD nunca usado no Amiga, o ícone dele não iria aparecer no desktop até que fosse particionado. Em um PC é possível emular a criação de um HD sem ser particionado pelo emulador FS-UAE, criando o HD como RDB. A forma para ele ser detectado e depois particionado pelo Workbench pode ser visto neste vídeo a partir do minuto 5:00:


Para o nosso caso, já com o HD formatado, basta fazer a instalação. Para isto clique no ícone do disquete Install3.1 no desktop, clique em Install na tela que irá aparecer e clique em English.

Na próxima tela clique em "Proceed"

Clique em "Install Release 3.1"



Daqui para frente basta ir clicando em Proceed.



Vai chegar um momento em que ele vai pedir para inserir o disquete "Amiga Workbench". Para isto aperte F12, ele vai voltar na tela inicial do Amiberry, clique em floppy Drives e troque o disco para o Workbench. Depois basta apertar F12 novamente, ele irá voltar para o Workbench que vai detectar o novo disquete e a instalação ira continuar.



Durante o processo será pedido todos os outros disquetes, bastando seguir o mesmo procedimento. Ao fim da instalação ele vai pedir para remover o disquete que o sistema será reiniciado. A partir daqui o Workbench 3.1 estará rodando pelo HD do Amiga 500.

Comentários

Postar um comentário