Retropie - Passando ROMs para o cartão SD via rede Wi-Fi ou cabeada

Imagem: adafruit.com
A transferência de ROMs via rede no Retropie está super simples. Usando a rede cabeada, basta plugar o cabo que o Retropie já estará na rede. Para WiFi, vá no Emulationstation, na opção Retropie e em CONFIGURE WIFI. Clicando em “1 Connect to Wifi network”, ele irá listar as redes disponíveis, escolha a sua e será pedido a senha, após digitar a senha e passado alguns segundos já será mostrado o numero de IP e rede conectada.
Caso precise configurar o teclado de acordo com o padrão Brasileiro, saia do Emulationstatuin com F$ e use estes passos:

sudo nano /etc/default/keyboard

Altere as linhas conforme abaixo:
XKBMODEL="abnt2"
XKBLAYOUT="br"
XKBVARIANT=""
XKBOPTIONS="lv3:alt_switch,compose:rctrl"

Para sair salvando use CTRL +X, depois Y e depois ENTER.
Após reiniciar o teclado já estará no padrão Brasileiro.

Com a rede configurada o Retropie já estará preparado para transferências de ROMs para o SD de forma bem fácil. A transferência pode ser feita via FTP ou pelo servidor Samba, que disponibiliza pastas do Retropie que é um sistema Linux para acesso via Windows.
Começando por FTP, o procedimento pode ser feito por qualquer sistema que possua um client FPT, eu aconselho usar o Filezilla. No client FTP basta configurar o host que é retropie ou o IP dele, usuário pi e senha raspberry. O único detalhe fica para a configuração que precisa ser sftp e porta 22 conforme abaixo. Após a transferência é necessário reiniciar o Emulationstation ou Retropie para que as ROMs sejam listadas.



Por samba é ainda mais fácil, no Windows acesse o menu executar com CTRL + R e digite \\retropie, será listado a pasta roms que contem as pastas dos emuladores.


Comentários