Configurando um controle de Xbox 360 sem fio no Retropie

O controle do Xbox normalmente já vem pronto para usar no Retropie, mas caso não funcione, ou funcione apenas alguns botões, use as configurações descritas abaixo:
Plugue o controle e inicie o Retropie. Navegando nos menus do Emulationstation tem a opção Retropie, vá em RETROPIE-SETUP ou por linha de comando:

cd Retropie-Setup
sudo ./retropie_setup.sh

No menu escolha:
3 Setup / Configuration
328 Xbox / X360 gamepad driver
1 Enable xboxdrv

Será pedido para reiniciar o Retropie. Depois basta apertar o botão do receptor e do controle, da forma como é feito no PC e fazer a configuração dentro do Emulationstation em MENU/CONFIGURE INPUT. Lembrando que o Retropie segue o padrão do controle do SNES.


Imagem: https://github.com/retropie/RetroPie-Setup/wiki/

Comentários

  1. Boa noite, parabéns pelo post, consegui instalar o controle do Xbox, porém quando entro nos jogos somente os botões funcionam, os direcionais não, o que ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os direcionais que você diz são analogicos ou digitais? Digitais deveriam funcionar. Qual videogame você está emulando?

      Excluir
  2. Nenhum dos dois funciona, nem o analógico nem o digital, somente os botões, na tela para escolha do jogo ele funciona normal, mas ao entrar em qualquer emulador Nintendo, mega drive, super Nintendo não funciona. No retropie configurei o controle, tenho que configurar em outro lugar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho. Você está usando a ultima versão do retropie, 3.6? A anterior pelo que lembro a configuração pelo Emulationstation não funcionava nos jogos. Outra dica é verificar se o driver está rodando e se o arquivo de configuração foi criado com os comandos abaixo, tem que retornar exatamente como aqui:
      pi@retropie:~ $ ps -ef | grep xboxdrv

      root 469 1 2 14:21 ? 00:00:07 /opt/retropie/supplementary/xboxdrv/bin/xboxdrv --daemon --detach --dbus disabled --detach-kernel-driver --id 0 --led 2 --deadzone 4000 --silent --trigger-as-button --next-controller --id 1 --led 3 --deadzone 4000 --silent --trigger-as-button
      pi 1004 778 0 14:26 pts/0 00:00:00 grep --color=auto xboxdrv

      pi@retropie:~ $ ls /opt/retropie/configs/all/retroarch-joypads/XboxG*

      /opt/retropie/configs/all/retroarch-joypads/XboxGamepad(userspacedriver).cfg

      Excluir
  3. O controle conecta diretamente na placa raspberry ou presida de algum outro conponente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O controle sem fio tem o adaptador usb.

      Excluir
    2. Onde acho esse adaptar USB? Preso a sem original da Microsoft?

      Excluir
    3. Eu comprei o controle já com o adaptador, não sei dizer se vende separado.

      Excluir

Postar um comentário