Configurando o emulador de GBA para rodar no Retropie

No Retropie o emulador de Game Boy Advance não funciona apenas copiando as ROMs para a pasta roms/gba, é necessário fazer duas configurações. Uma que é copiar a BIOS para o sistema e outra que é a configuração do controle.

Primeiro precisamos baixar a BIOS, sugiro baixar no emuparadise.me. Depois de baixado, acesse o Retropie via rede conforme demostrado aqui, descompacte o arquivo baixado, renomeie para gba_bios.bin e depois copie para a pasta bios. Reinicie todo o Retropie, não apenas o Emulationstation. Desta forma os jogos já irão rodar, o único detalhe é que as roms precisam estar descompactadas para rodarem, porém o controle ainda não estará configurado.


Para configurar o controle, plugue junto com o controle um teclado qualquer, entre em algum jogo e aperte F10 dentro do jogo, será aberto o menu do emulador. Neste menu, entre na opção “Configure gamepad input”, selecione com o direcional do teclado a opção de botão desejada, aperte ENTER e depois aperte o botão desejado no controle. Faça em todos os botões e saia no “Exit gpSP”, não saia pelo ESC. Desta forma todos os outros jogos irão rodar perfeitamente. Depois de configurado, quando estiver em jogo e desejar sair sem usar o teclado, use SELECT + L e ele irá entrar no menu como em F10 pelo teclado, então escolha “Exit gpSP”.


Comentários