Emulando Comodore Amiga no Raspberry Pi com Retropie

O Retropie é um sistema para Raspberry Pi que possibilita rodar inúmeros emuladores de forma bem fácil como mostrei aqui. Nestes emuladores inclui o Amiga, que foi fabricado Commodore. Ele pode ser considerado um sucessor da linha Commodore 64/128. O Retropie consegue emular jogos desta plataforma da mesma forma como os outros emuladores. 

Mas a ideia aqui é usar o Retropie não apenas para emular o Amiga para rodar jogos e sim emular para funcionar como se você estive utilizando uma maquina real, seja para programar, rodar programas ou jogos.

A linha de computadores Amiga é bem extensa e foram fabricados de 1985 até 1996. O computador que vamos emular é o Amiga 1200 lançado em 1992. Ele ao contrario das outras postagens que fiz de emulação de computadores antigos aqui, usa um processador de 16 bits, os outros foram todos de 8 bits. Além disso o clock do processador roda em 14Mhz contra algo em torno de 3Mhz dos 8 bits, mostrando ser um computador bem potente se comparado aos de 8 bits.

O primeiro passo é instalar o Retropie, neste guia mostro como fazer isso. Após a instalação, no menu do Retropie acesse "Retropie Setup", na tela seguinte vá para "Manage packages" e "Manage optional packages", procure por amiberry, escolha "Install from pre-compiled binary" e aguarde a instalação.

 


O Amiberry para trabalhar precisa de alguns arquivos que podem ser baixados em um dos links abaixo. Cortesia do blog do Jason que disponibilizou os arquivos e onde também busquei boas informações sobre como fazer a emulação.

http://stuffjasondoes.com/tools/amiga/amiga_install_files.zip

https://mega.nz/file/KpY0xBhR#C_OurQWsAISjmK6HKbVeRXyO7OHoEk4JdxteE9_5m74

Após baixar o pacote de arquivos será necessário transferir para o Retropie, a forma que uso é via sftp e pode ser feito por linha de comando ou por algum cliente gráfico como o Filezilla. É importante que o Retropie esteja habilitado para usar ssh, o que não vem liberado por padrão. Não pretendo entrar nestes detalhes aqui para o texto não ficar muito extenso e por existir diversos tutoriais na internet.

Os arquivos necessários são:

  • kick34005.a500 - BIOS que precisa ser colocado na pasta /home/pi/RetroPie/BIOS
  • Kickstart1.3.rom - BIOS que precisa ser colocado na pasta /home/pi/RetroPie/BIOS
  • Kickstart3.1.rom - BIOS que precisa ser colocado na pasta /home/pi/RetroPie/BIOS
  • System.hdf - Coloque em um lugar fácil para buscar, por exemplo no /home/pi
  • workbench31.adf - Coloque em um lugar fácil para buscar, por exemplo no /home/pi

A partir daqui, plugue um teclado no Raspberry Pi e configure pela tela do Emulationstation como um controle:

 Na tela do Emulationstation escolha Amiga e +Start Amiberry


Será aberta uma tela de configurações.

Em Quickstart escolha o modelo Amiga 1200.


Em ROM escolha KS ROM v3.1. Esta é a BIOS que foi copiada para a pasta /home/pi/RetroPie/BIOS

Em RAM escolha Chip com 2MB ou 4MB.

Em Hard drives/CD,clique em Add Hardfile e busque pelo arquivo System.hdf. Este arquivos será o HD virtual do Amiga 1200 e já vem com o sistema operacional AmigaDOS.

Em Configurations, dê um novo nome e salve suas configurações.


Clique em start para ligar o computador. Pressione ENTER (RETURN) até surgir a tela abaixo pedindo para inserir o disco do Workbench 3.1.

Aperte F12 e irá retornar para a tela de configurações. Vá em Floppy drives e busque pelo arquivo workbench31.adf. Este arquivo é o disquete de instalação do Workbench do Amiga, o Workbench é a interface gráfica de janelas do sistema operacional, como um Windows. Somente carregue este arquivo após a tela acima, não tente carregar antes que irá falhar o processo.

Clique em resume e depois ENTER (RETURN). Nas próximas telas escolhas as seguintes opções:

  • Do you want to upgrade to Workbench 3.1? digite no e dê ENTER (RETURN)
  • iGame Artwork - Remove
  • Choose Palette - Higher Colours
  • Choose Theme - None ou Retro ou Re-Gen
  • Copper Background - Enable
  • StackAttack - Disable
  • AntiClick - Disable
  • FreeWheel - Disable

Na dela Installation Complete, aperte F12 novamente, remova o disquete em Floppy drives / botão eject e clique em restart.

Selecione sua configuração salva, dê Load e Start novamente. Se tudo correu bem será carregado o Workbench 3.1.

Uma forma fácil de ter acesso a arquivos externos (programas ou jogos por exemplo) de dentro do Workbench é montar uma unidade de disco com um HD. Para isto, na tela de configurações vá em Hard drives/CD clique em Add Directory e escolha a pasta que deseja montar. Abaixo a pasta /home/pi montada como DH1.

Dentro do Workbench será mostrado o ícone DH1.



Comentários

  1. Muito bom! Belo artigo. Muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu demais!!! Bom saber que tem gente que gostou.

      Excluir
    2. Eu segui todos os seus tutorias: MSX, Apple, TK90X, C64, CP500 e agora o Amiga!!!!
      Ficou muito bom mesmo! Funcionando bala!
      Agora só falta o TK85!!!!! Rs rs rs rs
      Mais uma vez, muito obrigado amigo!

      Excluir
    3. Bacana demais Marcelo. Sobre o TK85, o 90X é praticamente o mesmo. Na realidade nem o 85 e nem o 90x são clones perfeitos do ZKSpectrum, tem pequenas diferenças. Outro que você pode usar pelo menu F9 e que aproximaria do 85 é o Timex TC2048. Dê uma olhada sobre eles na Wikipédia.

      Excluir

Postar um comentário