Emulando Atari ST-STE-TT-Falcon no Raspberry Pi com Retropie


Na minha ultima postagem sobre emular PCs antigos comentei que possivelmente aquela seria a ultima, por não ter mais equipamentos interessantes para fazer a emulação, sendo que o ultimo para Raspberry Pi inclusive foi o x86 com Windows 3.11

Porem me deparei com um PC pouco conhecido mas bem interessante até pela marca, que é a linha de equipamentos Atari ST, onde existe um emulador (Hatari) que pode também rodar no Raspberry Pi.

O Retropie é um sistema para Raspberry Pi que possibilita rodar inúmeros emuladores de forma bem fácil como mostrei aqui. Nestes emuladores inclui o Atari ST, que foi fabricado entre 1985 e 1992, o interessante é que ele é um computador 16 bits com barramentos rodando a 32 bits e processador Motorola 68000, um hardware bem poderoso para época, que concorreu com Apple Macintosh e Commodore Amiga. O Retropie consegue emular jogos desta plataforma da mesma forma como os outros emuladores.

Mas a ideia aqui é usar o Retropie não apenas para emular o Atari ST para rodar jogos e sim emular para funcionar como se você estive utilizando uma maquina real, seja para programar, rodar programas ou jogos.

O primeiro passo é instalar o Retropie, neste guia mostro como fazer isso. Após a instalação, no menu do Retropie acesse "Retropie Setup", na tela seguinte vá para "Manage packages" e "Manage optional packages", procure por hatari, escolha "Install from pre-compiled binary" e aguarde a instalação.

Após a instalação, de volta ao Emulationstation aperte F4 no teclado e execute o comando:
/opt/retropie/emulators/hatari/bin/./hatari
É possível criar um script para facilitar e não precisar ficar digitando toda a linha de comando sempre que for usar o Hatari. Para criar o script execute o comando para criar um arquivo .sh:
#!/bin/bash
/opt/retropie/emulators/hatari/bin/./hatari
Já com o emulador rodando, para abrir o menu do Hatari é necessário apertar F12 no teclado


Porem para o sistema operacional funcionar ainda é necessário instalar os arquivos de BIOS.

Baixe o arquivo de BIOS em um dos links abaixo, descompacte, renomeie para "tos.img" e copie para a pasta:
/home/pi/RetroPie/BIOS
Download do arquivo de BIOS do TOS (The Operational System):

Sugestão usar o "TOS v1.62 (1990)(Atari Corp)(STE)(US)". Pelo menos no meu RPi 3 qualquer versão acima ficou bastante lento. O Sistema Operacional que estará rodando será ajustado pelo próprio emulador de acordo com o hardware que foi lançado. As versões que foram lançadas podem ser verificadas neste link.

Ao abrir novamente o sistema com o comando abaixo, ele provavelmente vai fazer um teste de memoria um pouco demorado e na sequencia abrir o TOS. 
/opt/retropie/emulators/hatari/bin/./hatari
Apertando F12 e clicando em ROM, é possível carregar outras BIOS do TOS sem precisar sair do emulador, conforme abaixo:
Lembrando que por padrão o emulador sempre irá abrir o arquivo tos.img, os outros arquivos desejados podem ficar com outros nomes e em outras pastas.

Versão 1.0 do TOS de 1985
Versão 4.40 do TOS de 1993

É possível carregar arquivos de imagem de disquetes facilmente também pelo menu apertando F12.





Comentários