Upgrade na impressora 3D

Nestes três posts, parte1, parte2 e parte3, mostrei minhas dificuldades em construir uma impressora 3D, após algumas impressões e testes com diferentes marcas de ABS, decidi que era hora de melhorar um pouco a impressora. Lendo informações na internet, tive dois pontos que considerei cruciais para melhorias na qualidade da impressão, apesar de achar que ela já estava boa. Primeiro trocar minha extrusora que era direct drive por outro modelo e trocar o bico (hotend) por um melhor.

Sobre o direct drive, não é aconselhável usar com filamento 3mm (o que uso), por causa do tracionador que patina muito o filamento. Já o bico ideal seria um all metal, mas decidi que não iria tão além. A extrusora eu já tinha uma Greg´s Wade que veio com meu kit plástico, é uma extrusora muito usada e muito bem falada. O bico eu decidi por um chinês, que é uma copia do all metal da E3D, mas não uma copia perfeita, por ter no heatbreak um tubo teflon, fazendo assim com que ele já deixe de ser all metal. O heatbreak, é o tubo de metal com rosca que faz a conexão das duas partes do bico, conforme fotos dos vendedores. Uma das grandes vantagens do all metal, é poder chegar a temperaturas maiores, e assim poder usar outros materiais como nylon, mas não é o meu caso.

É importante destacar que neste bico, é necessário o uso de um cooler que não vem, eu coloquei um de 40mm usando este suporte, mas pode-se usar este suporte aqui também para 30mm.

Em um primeiro teste, deu para perceber uma melhoria considerável na impressão, muito maior do que imaginei que ficaria. Em todos os testes, eu continuei usando os mesmos arquivos gcode que estava usando antes. A impressora hoje, posso dizer que está além do que eu realmente queria quando pensei em montá-la, de agora em diante pretendo apenas imprimir, não tenho mais planos em um futuro próximo de novos upgrades. Abaixo uma foto do antes e depois.


O Buda verde e os cubos verde e laranja são com o sistema novo.

 

 

 

Comentários

  1. olá. montei uma prusa mendel v2 com placa Melzi há um bom tempo, mas nunca terminei completamente o projeto por causa da configuração do firmware, porque não tenho tanta prática na lógica e nunca consegui encontrar informação suficiente. agora, com mais tempo gostaria de, enfim, terminar completamente minha impressora. para isso, precisaria encontrar alguém com experiência para me ajudar a terminar a configuração. Você poderia me ajudar? ou indicar alguém em São Paulo para isso? obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Meu tempo é bem curto, posso tentar te ajudar respondendo e-mails com suas duvidas. Mas primeiro, você chegou a ver minhas postagens sobre a montagem? A partir da parte 2 detalho todo o processo de configuração:
      http://xyzturbo.blogspot.com.br/2015/01/montando-uma-impressora-3d-prusa-mendel_15.html

      Excluir
  2. Olá, li toda a sua experiência e vou montar a minha prusa i2 também. Obrigado por compartilhar sua experiência! Esta me ajudando muito ter esta referência tão bem detalhada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário