Guardando saves do SuperUFO no SD

Uma das grandes duvidas da galera que tem o SuperUFO Pro 8, é de como salvar e manter salvo o save do jogo. Neste modo mostrarei sobre o save original do jogo, aquele onde no cartucho original existe uma bateria para manter o save. Não os famosos save-state, onde você salva em qualquer ponto do jogo, o SuperUFO até permite isso, mas está muito bugado.

 

Primeiro vamos entender algumas nomenclaturas:

GAME -> Jogo

CART -> Cartucho espetado no SuperUFO

DRAM -> Memória do SuperUFO onde o jogo será copiado manualmente ou automaticamente para poder rodar no SNES.

SRAM -> Memória do save (de jogos que possuem a opção, aqueles com bateria no cartucho).

SDC -> Cartão SD

UFO -> SuperUFO

 

Em backup você irá ver as opções:

 

Permite copias de jogos(ROM):

GAME CART to SDC -> Permite fazer uma copia de um jogo (ROM) do cartucho espetado no SuperUFO para o cartão SD.

GAME CART to DRAM -> Permite fazer uma copia de um jogo (ROM) do cartucho espetado no SuperUFO para a DRAM do SuperUFO.

GAME SDC to DRAM -> Permite fazer uma copia de um jogo (ROM) do cartão SD para DRAM do SuperUFO.

GAME DRAM to SDC -> Permite fazer uma copia de um jogo (ROM) da DRAM do SuperUFO para o cartão SD.

 

Permite copias de save de jogos:

SRAM CART to UFO -> Permite fazer uma copia do save de um cartucho espetado no SuperUFO para a SRAM do SuperUFO.

SRAM UFO to CART -> Permite fazer uma copia do save da SRAM do SuperUFO para um cartucho espetado no SuperUFO.

SRAM SDC to UFO -> Permite fazer uma copia do save de cartão SD para o SuperUFO.

SRAM UFO to SDC -> Permite fazer uma copia do save do SuperUFO para o cartão SD.

 

Para entendermos melhor, o SuperUFO Pro 8 trabalha apenas com um jogo por vez, se você está jogando um Donkey Kong por exemplo, ele está salvo e você deseja jogar um Super Mario, primeiro você tem que fazer uma copia do save para o SD, se não fizer isso o save será deletado quando salvar o Super Mario. Para isso use a função "SRAM UFO to SDC", para voltar com o save use a opção "SRAM SDC to UFO". Conforme descrito acima, você tem varias opções para manipular saves e ROM dos jogos.

Da para perceber que manter o save diretamente no SuperUFO é meio chato, mas ainda não temos um flashcard com todas as boas opções. O SuperUFO no momento por exemplo, é o único que permite fazer copia do jogo e save de um cartucho original, e até subir com um save para este cartucho, usando as opções descritas acima.

Para finalizar, é recomendado sempre que for ficar dias sem jogar, fazer o backup do save para o SD, o SuperUFO possui uma bateria de lítio para a SRAM, mas documentação nenhuma fala quanto tempo ela consegui manter esse save.

 

 

Comentários

  1. Artigo útil, estava frustrado com meus saves perdidos ao religar o cartucho, rs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário