Montando uma impressora 3D (Prusa Mendel i2) por R$1000,00 - Parte 2

Para a montagem a primeira dificuldade foi em encontrar um bom manual de montagem. Na pagina da Reprap tem um manual para baixar em .pdf muito bom, porém ele é para a primeira versão da Prusa Mendel e possui algumas diferenças para a Prusa Mendel i2. Eu encontrei uma playlist do Youtube muito boa, bem explicativo detalhes por detalhes e na pagina da Reprappro também tem boas instruções de montagem, juntando tudo foi possivel fazer a montagem com poucas dificuldades.


Os links são:





O primeiro problema que tive seguindo os videos do Youtube, foi que apesar da impressora ser a mesma Prusa Mendel i2, ele usou medidas diferentes das originais. Mas foi só relacionar as medidas originais com a dele, para fazer os alinhamentos necessários. Um outro problema, são três polias usadas para as correias dos eixos, X e Y. O kit plastico possui as mesmas, mas é altamente recomendado fazer as polias com arruelas M8x30mm, porém não consegui achar essas arruelas para comprar em minha cidade. O problema que ocorre é que as duas partes plasticas abrem com o uso, a solução que encontrei foi usar cola de contato para unir essas duas partes, tem funcionado bem e não abriram mais.


Na ligação eletrônica a principal duvida surgiu na ligação das bobinas dos motores na placa, são quatro pinos para cada motor, porém não vem identificado quais os pinos para cada uma das duas bobinas de cada motor, olhando no datasheet do a4988 e seguindo as trilhas, fiz a identificação. Cada pino interno para o seu correspondente externo, será uma bobina. Nesta busca, descobri também que era necessário o ajuste de corrente, que pode facilmente ser feito conforme este guia. O eixo Z possui dois motores, porém apenas um driver para controle, é necessário fazer a ligação em paralelo ou em serie dos dois motores, eu fiz a ligação serial seguindo este link. No restante das ligações foi preciso observar apenas a fonte e a fan que possuem polaridades, as chaves de fim de curso (home), as resistências e os termistores não possuem polaridade, basta conectar os fios.


Após tudo ligado veio o primeiro grande problema, a placa Melzi que comprei já veio com um firmware gravado, porém eu não sabia qual era. Minha ideia desde o inicio foi usar o famoso Pronterface para a impressão, mas com ele o hotend não aquecia e nem o motor da extrusora girava. O motor, dependendo do firmware, só gira quando se atingir a temperatura ideal no hotend, para evitar um giro “a frio” forçando o sistema. Existe o comando M302 para liberar a extrusão a frio, mas nem assim o motor funcionava. Descobri que o projeto Reprap disponibiliza um Pronterface modificado neste link, mas mesmo assim não funcionou. Tentei então usar o Repetier, mas o problema continuou, então a solução foi reinstalar o firmware.


A instalação do firmware é relativamente fácil, é aconselhável ler o texto com as instruções disponível aqui. Basicamente é necessário baixar a IDE Arduino na versão 1.04 ou 1.05 e os arquivos do firmware. Depois de descompactar tudo, copiar a pasta Sanguino dos arquivos Marlin para a pasta Arduino/hardware do Arduino, abrir a IDE Arduino e por ela abrir o arquivo Marlin.ino. Após aberto ainda é necessário “descomentar (retirar as //)” três linhas da aba Configuration.h:


#define REPRAPPRO_MENDEL //Legacy Mendel
#define REPRAPPRO_MELZI
#define SERIAL_R 10000
Na linha “define SERIAL_R 10000”, é necessário antes verificar o valor do resistor conforme a foto abaixo, no meu caso ele é de 10k, mas pode ser de 4,7k também. Na placa é necessário alterar os dois jumper, o do meio que irá alimentar a placa apenas pela USB e o da lateral que é o jumper de autoreset. Não esquecer de voltar eles após a gravação para o funcionamento.



Selecione na IDE Ardunino a board Melzi 1284p 16mhz, a porta serial correta, coloque o jumper de reset detalhado na foto abaixo e mande fazer o upload.




Após a instalação o hotend aqueceu e o motor girou, mesmo “a frio” liberado pelo comando M302. Porém outro problema surgiu, os motores do eixo Z “zuniam” mas não giravam. Cheguei a imaginar que o driver havia sido danificado, pois ao trocar para testes, a fiação com a do eixo Y, o eixo Z passou a funcionar mas o Y não. Foi então que observei que o driver Z era o único que não possuía os jumper de solda da foto abaixo. Novamente consultando o datasheet do a4988, vi que estes jumper definem o passo do motor desde full step até 1/16 step. Na placa todos os outros estavam com os três jumpers interligados, o que caracteriza 1/16, o do eixo Z estava com todos aberto, o que caracteriza full step. Foi só soldar os três e o eixo Z funcionou perfeitamente.




No próximo post irei falar sobre os ajustes de software para deixar a impressora funcional e ajustada.

Comentários