Minhas aventuras com o Z80


O Z80 para quem não conhece é um processador de 8 bits da década de 70/80 que foi amplamente usado nesta época e ainda é utilizado nos dias de hoje. De alguns aparelhos conhecidos que utilizam o Z80 podemos citar o Master System, ZK Spectrum (TK 90X no Brasil) e MSX.

Eu comecei a ter interesse em montar um projeto com Z80 a uns dois anos apenas para estudos, porém comprar as peças no Brasil, além de não ser simples de achar, os preços não são atraentes e mesmo lá fora os preços ainda ficam bem caros. Meu interesse original foi pelo kit RC2014 que possui kits mais simples e mais avançados.

Por sorte do destino um amigo de trabalho que nem sabia do meu interesse em Z80 e eu nem sabia que um dia ele já teria mexido com Z80 me informa que estava levando um presente para mim. O presente para minha surpresa era uma caixa de arquivo quase cheia de componentes eletrônicos diversos e muito misturados.


A caixa cheia de preciosidades (um presentão)

Eu nem imaginava o que teria ali dentro e após duas tardes de sábados separando os milhares de componentes e começando a separar o que realmente me interessava, encontro uma meia duzia de Z80, além de muita coisa interessante e os vários componentes adicionais que era o que eu precisava para montar meu projeto de estudos do Z80.

Dos processadores Z80 apenas 3 estão funcionando, o primeiro teste para verificar quais estavam ok, foi montando um circuito em NOP. Em modo NOP (não operacional) o processador fica apenas rodando os bits de endereço, no caso do Z80 basicamente basta aterrar os 8 pinos de dados.



Abaixo um circuito em NOP:


https://www.electromaker.io/blog/article/z80-project-series-the-cpu

Agora estou trabalhando em um testador e gravador de EPROM com Arduino. No pacote de componentes tem várias EPROM que posso utilizar no projeto. Estou também com uma outra ideia que seria utilizar o Arduino como um emulador de EPROM, desta forma agilizaria muito meus testes.
Em paralelo tenho feito vários estudos sobre o assunto, para quem tem interesse os vídeos do WRKits são uma ótima opção. Os materiais sobre o Z80 na internet são bastante vastos.

No próximo post alguns detalhes sobre EPROM.

Comentários