Emulando TK90X (ZX Spectrum) no Raspberry Pi com Retropie

O Retropie é um sistema para Raspberry Pi que possibilita rodar inúmeros emuladores de forma bem fácil como mostrei aqui. Nestes emuladores inclui o ZX Spectrum, que foi fabricado no Brasil como TK90X pela Microdigital Eletronica. O Retropie consegue emular jogos desta plataforma da mesma forma como os outros emuladores.

Mas a ideia aqui é usar o Retropie não apenas para emular o TK90X para rodar jogos e sim emular para funcionar como se você estive utilizando uma maquina real, seja para programar, rodar programas, gravar programas em fitas virtuais e claro para jogos.





O primeiro passo é instalar o Retropie, neste guia mostro como fazer isso. Após a instalação, no menu do Retropie acesse "Retropie Setup", na tela seguinte vá para "Manage packages" e "Manage optional packages", procure por fuse, escolha "Install from binary" e aguarde a instalação.



A partir daqui, plugue um teclado no Raspberry Pi e configure pela tela do Emulationstation como um controle:

Com o teclado configurado, aperte F4 para ir para o terminal e execute o comando:

/opt/retropie/emulators/fuse/bin/fuse

O emulador irá abrir no sistema Basic.

Ele possui varias funcionalidades que podem ser acessadas usando a tecla F1 (menu geral), ou de F2 a F10 (menus específicos). É possível também escolher as diversas maquinas que foram lançadas no menu F9. No Brasil o TK90X foi lançado como sendo um Spectrum 16K e 48K.


É possível criar um script para facilitar e não precisar ficar digitando toda a linha de comando sempre que for usar o fuse. 

Para criar o script execute o comando para criar um arquivo .sh:

nano tk90x.sh

O nome tk90x.sh poderá ser qualquer um a sua escolha. Dentro do arquivo adicione as linhas:

#!/bin/bash
/opt/retropie/emulators/fuse/bin/fuse

Salve com CRTL+x. Dê permissão de execução com o comando:

chmod +x tk90x.sh

Execute o comando com:

./tk90x.sh

O teclado do TK90X possui algumas particularidades sendo a principal dela os atalhos para facilitar a programação, dessa forma quando por exemplo aperta a tela "P", ele já irá digitar print, apertando "K" ele irá digitar list. É bom ter uma imagem do teclado em mãos para ajudar a identificar as teclas.






Comentários