Embreagem para volante DFGT com Arduino


Já faz algum tempo que possuo um volante Logitech Driving Force GT, apesar de ser um volante antigo, ele me diverte nas poucas horas vagas que tenho para usa-lo. Por usar pouco, não tenho interesse em adquirir outro mais moderno por enquanto. Por causa disso me animei a fazer um pedal de embreagem para ele depois de ver este projeto. O projeto é bem interessante, porém usa um botão para o acionamento da embreagem, controlado por um PIC. Os jogos que mais rodo no PC, são o Assetto Corsa e o Project Cars, pelo projeto vi o Project Cars não iria funcionar, já que o pedal de embreagem cria um segundo joystick além do volante e o pCars reconhece somente um, já o AC reconhece dois, porém a embreagem precisa ser acionada por um joystick e não por um botão.


Então procurando na internet achei este projeto em Arduino muito interessante, ele usa um Arduino Leonardo ou Micro. A diferença destes Arduinos para outros, é que eles usam o microcontrolador ATmega32u4, que possui USB integrado, com isso é possível criar dispositivos como por exemplo o joystick. Este projeto faz exatamente isso, cria um joystick e você adiciona os botões, dispositivos deslizantes e eixos da forma que desejar de um jeito bem fácil.


Como eu só precisava de um dispositivo deslizante, foi o que criei utilizando um potenciômetro. Como o projeto para ser impresso na impressora 3D foi feito para ser usado uma chave, eu fiz um adaptador para o potenciômetro. O código do Arduino é bem simples e pode ser encontrado aqui. Aproveitei e fiz também em Arduino o código para ser usado com chave, como foi feito em PIC no projeto original, neste caso é usado uma biblioteca do Arduino que envia uma letra qualquer do teclado para o jogo. Lembrando que para os dois códigos é necessário instalar as bibliotecas.




Links:
Código: https://github.com/naldin/DFGT_Clutch

Biblioteca Joystick.h: https://github.com/MHeironimus/ArduinoJoystickLibrary/tree/version-1.0

Biblioteca keyboard.h: https://www.arduino.cc/en/Tutorial/KeyboardSerial

Peças para serem impressas:
https://www.thingiverse.com/thing:671536
https://www.thingiverse.com/thing:2994189

Videos:




Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. JOÃO EDUARDO10 de janeiro de 2019 14:24
    Ronaldo, vi seus videos atraves de uma busca sobre cockpit. Fiquei impressionado com o seu trabalho. Gostaria de ajudar no seu projeto. Tenho 3 volantes em casa da fanatec. 01 CSL Forza e 2 CSR Elite. Um dois elite eu tentei colocar o quick release nele e fazer as ligações para conexão do volante a placa. No meio do caminho aconteceu algo que deu errado. O equipamento só liga quando quando o volante não está acoplado a base. Então se você quiser posso mandar o volante e pedais Fanatec para você tentar consertar e turbinar seu projeto. Me manda um email que combinamos o envio. Moro no estado de Goias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!!! Obrigado pelo contato, provavelmente não terei tempo para mexer nele por agora, mas me mande um email, talvez você mesmo consiga resolver, vou te dando as dicas, é ronaldo.rrj gmail.

      Excluir
  3. Boa tarde,
    Gostei muito do projeto e queria reproduzi-lo, mas estou tendo problemas em relação as bibliotecas, que o ARDUINO IDE diz que a biblioteca não é valida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito estranho, se você instalou as bibliotecas não tem porque não funcionar. Tente ver o erro na compilação habilitando verbose output ou tentar de outra maquina.

      Excluir
  4. Boa tarde,
    Gostei muito do projeto e queria reproduzi-lo, mas estou tendo problemas em relação as bibliotecas, que o ARDUINO IDE diz que a biblioteca não é valida.

    ResponderExcluir
  5. Vc vende? Queria comprar cria um link lá na shopee que eu e mais outras pessoas vão comprar com certeza

    ResponderExcluir

Postar um comentário