Rodando o jogo Cuphead no Ubuntu Linux via Wine + Controle de Xbox

Cuphead é um jogo de sucesso, com uma pegada em jogos antigos, visual maravilhoso e difícil, mas extremamente prazeroso de jogar. Ele foi lançado exclusivamente para Xbox One e Windows 10. Não se sabe se irá sair versões para Linux. Aqui vou mostrar como rodar ele no Ubuntu jogando pelo teclado e para quem interessar com um controle de Xbox 360 ou qualquer outro controle USB. A versão que usei foi a comprada no GOG e não possui DRM, o que facilita a instalação. Não sei dizer se a versão Steam irá funcionar.


Para rodar aplicações Windows no Linux o programa mais usado é o Wine e através dele vamos rodar o jogo.

Primeiro vamos instalar a versão Wine 2.0.x, pois as versões anteriores não rodam o Cuphead conforme visto aqui. Para isso usamos os comandos abaixo:

wget https://dl.winehq.org/wine-builds/Release.key
sudo apt-key add Release.key
sudo apt-add-repository 'https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/'
sudo apt-get update
sudo apt-get install winehq-stable

Após a instalação, pelo terminal entre na pasta onde está o executável de instalação do jogo e execute o comando como abaixo, de acordo com o nome do arquivo .exe:

wine setup.exe

Ao fim da instalação ocorreu dois pequenos erros que apenas ignorei. Se estiver usando a interface gráfica padrão (Unity) do Ubuntu procure por Cuphead que irá aparecer o ícone amarelo. Para quem usa outra interface, é provável que será criado um ícone no desktop e no menu jogos e/ou outros. Também é possível executar o jogo via terminal, ele estará instalado em:

cd ~/.wine/drive_c/GOG\ Games_/Cuphead/

E para executar basta rodar:

wine Cuphead.exe

Rode o jogo, logo no inicio do carregamento o Wine irá pedir para confirmar a  instalação de algumas extensões, confirme a instalação de todas e o jogo irá  rodar. A partir daqui já é possível jogar através do teclado. Para quem deseja rodar com o controle do Xbox 360 ou outro USB, continue abaixo.

O Wine não reconhece controles USB, então a solução é usar um interpretador de controle que irá enviar para o Wine o comando do teclado. Existem alguns para Linux, mas para mim o melhor é o projeto Antimicro. Para instalação execute os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:mdeguzis/libregeek
sudo apt-get update
sudo apt-get install antimicro

Plugue seu controle na USB e abra o Antimicro, no meu caso que é um controle de Xbox 360 ele já reconheceu as teclas conforme abaixo:


O que é preciso fazer é indicar para cada tecla do controle, qual a tecla desejada do teclado. Quando você clica no botão correspondente da tecla do controle, ele abre um teclado virtual para indicar a tecla do teclado como abaixo:


Após configurado é possível salvar a configuração, o que é recomendado. Deixe sempre o Antimicro aberto antes de rodar o jogo.

Para ajudar a configuração do Cuphead, segue a configuração padrão a ser feita para um controle de Xbox ou PS4:

Shoot
Teclado: X
Controle Xbox: X
Controle PS4: Quadrado

Jump
Teclado: Z
Controle Xbox: A
Controle PS4: X

EX shoot
Teclado: V
Controle Xbox: B
Controle PS4: Circulo

Switch weapon
Teclado: Tab
Controle Xbox: Bumper esquerdo
Controle PS4: L1

Lock in place
Teclado: C
Controle Xbox: Bumper Direito
Controle PS4: R1

Dash
Teclado: Shift Esquerdo
Controle Xbox: Y
Controle PS4: Triangulo


Comentários