Melhorando ainda mais a qualidade de som no Retropie

Neste post aqui mostrei como melhorar a qualidade de som no Retropie. Hoje vou mostrar um outro recurso que é usar uma placa de áudio USB. Com esta placa a qualidade de som terá um ganho a mais. A placa que utilizei nos testes é esta aqui. Todo o processo terá que ser feito por linha de comando, portando saia do EmulationStation com F4 ou acesse remotamente por ssh.



Com a placa plugada digite:

alsamixer

Aperte F6 e veja qual é o numero na frente do nome da placa USB, na maioria das vezes será 1. Saia com ESC e depois digite:

sudo nano /etc/asound.conf

Estamos criando um arquivo de configuração para a placa de som USB, com o editor de texto nano. Digite ou cole (caso esteja no ssh) o texto:

pcm.!default {
 type hw card 1
}
ctl.!default {
 type hw card 1
}

No texto, o numero 1 precisa ser o numero achado pelo alsamixer conforme acima. Reinicie pelo emulationstation ou com o comando:

sudo reboot

Após reiniciar, vá para a linha de comando novamente, entre no alsamixer e veja que existira dois controles de volume, o da direita é o do microfone. Suba o volume da esquerda, que é o da saída de som, saia com ESC e volte para o emulationstation com o comando:

emulationstation

Agora o Retropie já estará configurado para a placa de som USB.

Minha opinião:

A placa consegue realmente uma melhora no som, porém para ela funcionar ela usa um pouco de processamento do Raspberry Pi, em jogos que exige mais processamento e com meu RPi que é o Model B (512MB) ela acaba deixando o som com mais "engasgos". Para quem tem um RPi 2 ou 3 e quer mais qualidade de som acho que é uma boa, ou para quem tem um Pi Zero, que não possui saída de áudio, imagino que irá funcionar e é uma forma fácil de disponibilizar o som. Para meu caso que possuo um Model B, prefiro continuar com a saída de som original.

Comentários