Construindo um apontador laser (laser pointer) com uma unidade óptica CD/DVD ROM usada.

Se você tem alguma unidade óptica estragada é bem provável que você possa transforma-la em um apontador laser. Pode ser qualquer unidade de CD/DVD de PC ou reprodutores de CD ou DVD. O que realmente precisa estar funcionando é o laser, mesmo que já não consiga mais ler os CD/DVDs. O único detalhe é que o laser precisa ser red e não infrared, porque IR não são visiveis a olho nu.

Caso deseje ver se o laser é IR, use a camera de um celular, ligando o laser com o circuito que será mostrado mais abaixo. Para o laser red aponte o mesmo para uma folha de papel, NÃO OLHE DIRETAMENTE. Aqui dois exemplos de IR:

 

Durante a desmontagem procure retirar o conjunto óptico intacto.

Inclusive é possível aproveitar outras peças como os motores e imãs.

Com o conjunto em mãos, desmonte com cuidado e vá a procura do laser e de uma lente interna.

Nesta foto é possível ver os três terminais do laser, logo abaixo do tri-pot.
Nesta foto é possível ver dois imas que podem ser usados para outros fins.

A lente fica normalmente em algum lugar de difícil acesso e é a primeira a receber o feixe de laser.

Agora é o passo mais complicado. Para o laser virar um apontador, você precisa coloca-lo na ponta de um tubo preferencialmente de metal de aproximadamente 1cm e na outra ponta colocar a lente. E este conjunto laser/lente precisa ter um ajuste de distancia um do outro. No meu caso usei um conector e o próprio isolador do conector para o ajuste da lente.

 

No laser soldei sua parte de metal no conector e a lente colei a mesma com um pouco de cola de contato em sua borda. O laser que usei é de uma unidade óptica de CD/DVD ROM de notebook, que tem um formato físico um pouco diferente.

Após a mecânica pronta, vem a parte eletrônica. A maioria dos laser possui um encapsulamento metálico com três terminais, o terminal negativo (terra) estará ligado no encapsulamento metálico, facilmente descoberto com um teste de continuidade. Um dos outros dois terminais será o positivo, para descobrir ligue com o circuito abaixo e veja qual irá emitir luz. Novamente, cuidado para não apontar para os olhos.

 

O circuito que usei é bem simples. A maioria dos laser funciona com tensão em torno de 2 a 3V e corrente em torno de 50mA. Usando uma tensão de entrada de 5 a 12V em um LM317, mais um resistor de aproximadamente 22 ohms, conseguimos controlar a corrente em torno dos 50mA. O ideal é usar um resistor de aproximadamente 5 ohms e um tripot ou potenciômetro de aproximadamente 50 a 100 ohms, para assim regular a corrente desejada.

 

 

Comentários