Instalando um emulador de GBA no iOS sem jailbreak

Tem um projeto muito interessante que permite instalar alguns emuladores de VG antigos no iOS em iPhone e iPad. Operação até então não permitida pelos meios legais Apple. Para quem tinha seu aparelho jailbreak isto já era possível. Porém através da base de desenvolvimento de app, conseguiram uma brecha, onde qualquer aparelho instale estes emuladores. Eu testei apenas dois, o GBA4iOS que funciona muito bem e o SNES4iOS que apesar do app instalar, não consegui instalar ROM nele.

A instalação é muito simples, bastando seguir a risca alguns detalhes de alteração de data. Segue os passos:

  1. Inicie a instalação pelo link de acordo com seu iOS 7 ou 6.
  2. Após iniciada a instalação, altere a data do aparelho em Ajustes > Geral > Data e Hora, para uma anterior a 18 de fevereiro de 2014.
  3. Quando terminar o download, abra o app e somente após aberto, volte nos ajustes e retorne a data para a correta.
  4. Dentro do app clique no + no canto superior direito, você será redirecionado para uma pagina onde poderá baixar ROM diretamente.

Caso tenha ROM em app na nuvem, como Dropbox, Drive, Box, ou até mesmo por email, você pode usar eles em conjunto com o "abrir com" para instalar as ROM.

Você também pode sincronizar o app com o Dropbox onde ele irá salvar o progresso do jogo automaticamente ou manualmente, sincronizando assim o progresso com outros dispositivos iOS.

Apertando por um tempo a linha do ROM, da uma opção para renomear o mesmo ou compartilhar via email.

Um detalhe é que caso o aparelho seja reiniciado, é necessário voltar a data para uma anterior a 18 de fevereiro de 2014, abrir o app e retornar a data original para que o app volte a funcionar.

 

Comentários