Reset automático no Arduino com serial PL2303

Quando fui montar minha placa para ser usada no robô Monty, percebi que a interface serial que eu tinha comprado, que roda em um CI PL2303, não tinha a saida DTR, necessária para o reset automático do Arduino.

Este reset automático é usado quando mandamos o upload de um sketch para o Arduino, ele detecta que está trafegando dados na serial e reseta automaticamente o Arduino, para o mesmo poder receber o upload. Sem o reset automático, é necessário o usuário apertar o botão de reset pouco antes de mandar o upload.

Após consultar o datasheet do PL2303, verifiquei que o pino 2 do CI era o DTR, então extrai um jumper e usei o mesmo para interligação de um capacitor de 100nF entre este pino e o pino 1 (reset) do ATMEGA, conforme abaixo:

Para interface que usa FTDI (FT232) o procedimento é o mesmo.

Para soldar o jumper eu usei duas fitas adesivas para isolar o restante dos pinos. Uma outra forma é usar fluxo de solda. Como é um pino só, eu acho mais fácil e rápido assim.

 

Comentários