Retropie - Passando ROMs para o cartão SD por pendrive

Para passar ROM para o cartão SD é bem simples através de um pendrive. Crie uma pasta retropie (tudo minúsculo) na raiz do pendrive. Com o Retropie carregado, plugue o pendrive no RPi e aguarde uns 10 segundos, será possível ver atividade pelo led do pendrive e o led ACT/OK do RPi. Desplugue o pendrive, plugue no PC e você verá que foi criado as pastas dos emuladores dentro da pasta Retropie. Copie as ROMs para suas respectivas pastas, plugue novamente o pendrive no RPi e observe a atividade dos LEDs (pendrive e ACT/OK), ao fim da atividade as ROMs já estarão prontas, basta reiniciar o Emulationstation ou Retropie para que elas apareçam.



Comentários

  1. se eu tiver duas ROMs no pen drive, fizer a sincronização. Depois apagar essas duas e colocar uma terceira ROM diferente e sincronizar denovo. Os 3 jogos vao estar no meu console, ou irei perder os 2 primeiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que lembro, eu fiz esse teste e não, não são apagadas do console.

      Excluir
  2. as bios posso colocar tudo na mesma pasta BIOS do pendrive ou preciso especificar de qual sistema é cada bios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! A bios é identificada de acordo com o nome que você coloca para ela, tipo para psx precisa ser SCPH1001.BIN respeitando o maiúsculo. Dê uma olhada em https://github.com/retropie/RetroPie-Setup/wiki , no lado direito tem todos os emuladores e os que precisam de bios tem esses detaalhes.

      Excluir
  3. Eu preciso utilizar sempre o pendrive? ou somente 1 vez para ele sincronizar as roons?

    ResponderExcluir
  4. O cartão que coloco o sistema retropie e estarão as roms pode ser desconectado após jogos funcionarem? ou o micro sd é o HD da raspeberry? e se o micro sd for de 8gb posso ter "somente" 8gb de roms?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Não pode desconectar, o sistema operacional roda nele, é como se fosse um hd mesmo. Um de 8GB vai caber um pouco menos já que o retropie ocupa uns 2GB.

      Excluir
  5. Posso tiras o cartão sd do rasperry e jogar algumas roms a mais na pasta de cada emulador pelo PC e depois ele irá reconhecer????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai reconhecer, porém somente em uma maquina Linux você conseguirá ver as pastas dos emuladores.

      Excluir
  6. Desculpe a pergunta pq sou iniciante do rasperberry, essas ROM´s seria as pastas com jogos vem acompanhada no sistema retro pie? Exemplificando, terei que baixar os jogos para colocar nas pastas de ROM´S?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, roms são os arquivos de jogos. Eles não vem no Retropie por questões de direitos autorais, mas procurando pelo Google você encontra fácil.

      Excluir
  7. Boa noite, eu realizei o msm procedimento, mas não minha pasta das "roms", fica faltando alguns consoles, como wii, dreamcast, dragon32.
    Se for possível de dar uma ajuda com isso, ficaria agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. O Wii não funciona no Raspberry, o Dreamcast funciona muito mau, se quiser testar acho que precisa instalar ele (reicast) pelo menu retropie. E o dragon32 o nome da pasta é coco, também não sei se já vem instalado por padrão, ele chama XRoar.

      Excluir
  8. Tá mas ao fazer isso ele só vai criar as pastas né? não puxar todas as roms do Retropie para o pendrive? pois a ideia é passar do PenDrive para o Retropie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se lembro bem do retropie pro pendrive ele não puxa. Só o inverso mesmo.

      Excluir
  9. oi, que sinal eu recebo quando posso retirar o pendrive do rpi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o pendrive não tiver led, da para observar pelo led ACT do Raspberry que normalmente fica piscando enquanto houver atividade entre pendrive e o micro SD.

      Excluir
  10. Boa noite amigo, comprei um rpi já com alguns jogos, com esse procedimento quando eu gravar um novo jogo do pen drive pro rpi ele vai apagar os jogos que já estão lá e deixar só o novo jogo ou vai só adcionar o novo jogo aos outros? outra dúvida qual a extenção do jogo que devo baixar pra rodar no rpi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, ele não apaga. A extensão depende de cada emulador, tipo SNES, Mega Drive, Atari... Normalmente cada um usa uma diferente e a maioria aceita arquivos .zip. Mas antes de tudo confira se o seu está usando o sistema Retropie, existem outros sistemas que não sei se funciona este procedimento.

      Excluir
  11. Uma dúvida, é possivel utilizar um sd de 64gb com o sistema do retropie e dentro dele mesmo pôr as roms?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É possível sim, porem a partição do cartão será Linux e não será reconhecida no Windows quando você plugar o cartão. As soluções para transferir as ROMs serão essa do pendrive, por rede (windows encontra a rede dele), ou em uma maquina Linux.

      Excluir
  12. Boa noite, não consegui achar a pasta que coloca as rom do super nitendo, alguem pode ajudar?

    ResponderExcluir
  13. Muito bom tutorial!
    Tenho umas dúvidas.

    É normal depois que gravar a imagem do retropie o cartão perder o tamanho? Se for normal, isso atrapalha em algo depois?

    Se quiser adicionar outras roms depois de colocar a primeira vez, é só colocar as roms no pen drive e no raspberry, ou terei que formatar o cartão e começar tudo novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luc, muito obrigado.

      Existe uma opção no menu Raspi-config para corrigir o tamanho do cartão, expand filesystem.

      Sobre adicionar outras roms não é necessário formatar, ele compara e adiciona apenas as que não existem dentro do SD card.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário