Melhorando a qualidade de som e performance geral no Retropie

Imagem: adafruit.com
A saída de som pelo plug 3,5mm do Raspberry Pi não é muito boa e mesmo pela HDMI deixa muito a desejar. Isso é devido ao fato de não haver um conversor digital analógico no RPi, o recurso de som utilizado pelo plug 3,5mm é através de PWM, por dois pinos vindo do chipset Broadcom e um filtro RC. Neste link: https://learn.adafruit.com/adding-basic-audio-ouput-to-raspberry-pi-zero/overview 
que fala como colocar saída de som em um Pi Zero, tem uma ótima explicação do funcionamento do som via PWM em cima do modelo Model B, que é o que eu uso.

Em um primeiro momento ao rodar os emuladores, o som estará péssimo, abafado e com “estalos” durante a reprodução, além de atraso em relação ao video. Mas tem uma forma simples de melhorar consideravelmente a reprodução, neste caso usando o RPi Model B 512MB para os emuladores 8 Bits e 16 Bits o som ficou muito próximo do real. Perdendo ainda um pouco para jogos 16 Bits que exige mais processamento.
Primeiro certifique-se que esteja usando uma boa fonte de alimentação, eu uso um carregador de iPad que fornece 5V / 2A, mais que suficiente para o funcionamento do meu RPi. Um carregador de telefone que forneça de 1,5A para mais é um ótimo recurso para o model B, para modelos acima recomenda-se 2A para mais.
Nas configurações, a primeira coisa a fazer é subir o volume para 100%, que por padrão estará baixo. Navegando no menu de emuladores do Emulationstation tem a opção Retropie, onde terá varias opção de configuração, a que precisamos é a CONFIGURE AUDIO SETTINGS. Aproveite para escolher também a opção de saída, plug 3,5mm ou HDMI. Dentro das configurações de áudio escolha “4 Mixer…”, suba o volume para 100% com as setas do teclado e saia com ESC. Se quiser via linha de comando basta digitar:

alsamixer

Para quem deseja usar o áudio via HDMI, além de escolher conforme opção acima, pode ser necessário alterar uma opção no arquivo: /boot/config.txt

No meu caso com a opção hdmi_drive=2 comentada (#), o Retropie funcionou em meu monitor via cabo HDMI -> DVI. Já em minha TV eu tive video mas não tinha áudio nem alterando conforme acima, foi necessário retirar o comentário (#). Porém quando volto para o monitor, preciso comentar novamente senão fico sem video.

Para esta alteração é bem fácil, se quiser da para fazer pelo PC plugando o cartão SD, já que esta partição boot pode ser lida no PC. Abra o arquivo em um bloco de notas e altere, ou pelo Retropie saia do Emulationstation com o F4 e digite:
sudo nano /boot/config.txt

Para sair salvando use CTRL +X, depois Y e depois ENTER.

# uncomment to force a HDMI mode rather than DVI. This can make audio work in
# DMT (computer monitor) modes
# hdmi_drive=2

Somente com a alteração do volume o áudio já terá uma boa melhora, mas será percebido ainda atrasos com relação ao video e um pouco de “estalos”. Para o Model B a única solução será o overclock, o próprio fabricante informa que é possível fazer overclock, mas com perda de vida útil do RPi, mas nada também assustador. É aconselhável usar um dissipador de calor em cima do chipset, esse dissipador é facilmente encontrado no mercado. Mas também não significa que você irá danificar o RPi caso não use.

Para o overclock navegue nos menus da opção Retropie no EmulationStation e escolha RASPBERRY PI CONFIGURATION TOOL RASPI-CONFIG ou por linha de comando digite: 

raspi-config

No menu escolha:
8 Overclock
A opção recomendada é:
Medium 900 ARM, 250 Core, 450 SDRAM, 2 overvolt
A Medium já será suficiente para a melhora do som nos emuladores,, mas se quiser melhorar ainda mais o desempenho de jogos 16 Bits mais exigentes, tente a High. A turbo para funcionar no Raspberry Pi Model B é necessário após setar, editar o arquivo /boot/config.txt e alterar as opções Core para 250 e SDRAM para 450, ele não roda o Retropie com todas as opções default do menu.
Ficará assim estão: High 950 ARM, 250 Core, 450 SDRAM, 6 overvolt

Por fim dimensione mais memoria para a GPU, valores entre 48 a 128 Mb são suficientes para o Model B 512MB, se for um de 256MB, não tente ir muito além de 64MB. Para a alteração vá na opção Retropie no EmulationStation e escolha RASPBERRY PI CONFIGURATION TOOL RASPI-CONFIG ou por linha de comando digite:
raspi-config

Lá escolha:
9 Advanced Options
A3 Memory Split
Digite o valor desejado, saia e reinicie.

Comentários

  1. Ótimo post. Sabe como melhorar pelo sistema raspian os?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Raspi OS é o novo nome para o Raspbian e o Retropie rodar em cima do Raspbian e Raspi OS.

      Excluir

Postar um comentário