Meu Retropie

Na primeira vez que testei o Retropie não gostei muito do desempenho, porém o projeto ainda era novo, com o tempo o projeto amadureceu e quando testei novamente, gostei muito do desempenho, facilidades de configuração e uso. Então decidi deixar um cartão SD somente para isso, pois pretendia utiliza-lo esporadicamente. Porém gostei tanto, que decidi comprar um recém lançado Raspberry Pi 3 e deixar definitivamente com o Retropie. A decisão do RPi3 foi devido a seu desempenho melhor, onde conseguiria rodar todos os jogos 8 e 16-bits e principalmente alguns de SNES, além de alguns de consoles mais novos como Nintendo 64 e Playstation, já que meu Raspberry Pi até então era o model B e alguns jogos de SNES já não rodavam bem. Com isso o Model B ficará para meus desenvolvimentos.

Além do Retropie instalado, decidi adicionar algumas “cerejas no bolo”. A primeira delas foi imprimir um case muito bacana de SNES na impressora 3D, esse case é um pouco maior que o Raspberry Pi, o que deixou espaço para algo que me fazia falta. Ligo o Retropie em um LCD “quadrado” de 19” com um cabo DVI>HDMI, porém fico sem som, já que o monitor não possui alto-falantes. A solução era ligar um cabo para um aparelho de som ou usar essa caixinha da foto.


Mas já que tinha espaço no case, decidi montar logo um pequeno sistema de som ali, usando dois pequenos alto-falantes de um notebook de sucata e um amplificador PAM8403, consegui um bom sistema de som, suficiente para jogos 8 e 16-Bits, para consoles mais avançados melhor voltar para o aparelho de som ou a caixinha. Sobre o PAM8403, ele é basicamente um amplificador de 3W que trabalha em 5V, ficou perfeito por trabalhar na mesma alimentação do RPi, casou bem nos alto-falantes e ocupa pouquíssimo espaço. O conector no centro da fiação é para caso eu deseje usar o RPi para outra finalidade, não precisarei trabalhar com solda de novo.



Para finalizar, coloquei um led na mesma posição do led original de SNES. Utilizei uma pequena lima para diminuir seu diâmetro para não ficar muito desproporcional com o tamanho do case.



Comentários

  1. Opa beleza? Onde conseguiu imprimir essa case do snes? Possui equipamento ou tem algum prestador desse serviço? Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Eu tenho a impressora, mas no ML já vi um pessoal vendendo. Abçs!

      Excluir

Postar um comentário