Robô Mini Biped com Arduino (Garagino)

Este robô foi baseado no Mini Biped da Dagu, outro link aqui. Como já tinha os servos, um Garagino* e a própria Dagu disponibiliza o código fonte ou aqui, resolvi fazer meu próprio. O problema que o robô funciona via controle remoto, você liga e dá comando para ele andar para frente, trás, virar e chutar. Ele possui também uma placa de “visão” que ainda não estudei bem o que ela faz, mas me parece que ela observa um objeto(bola) no caminho e chuta. Como não tenho essa placa e em um primeiro momento queria apenas fazer ele andar, extrai do código fonte apenas a função de andar. Nas fotos ele está com um sensor de ultrasom HC-SR, mas por enquanto apenas de enfeite mesmo. Como estou usando uma bateria de lítio de 7,2V adicionei um regulador 7805 para alimentar todo o sistema, incluindo servos.

*Sobre o Garagino, ele é um Arduino Brasileiro em formato compactado.

Próximos passos:

  • Tentar colocar um controle remoto, que veio com meu kit Arduino Uno, para funcionar da mesma forma que o original Dagu.
  • Colocar o sensor de ultrasom para ele executar algum comando.
  • Comprar uma placa original Dagu de infravermelho para colocar no robô.




Manual Dagu: AQUI e AQUI
Código Fonte Dagu: AQUI e AQUI











Meu código extraído do original Dagu:

Comentários

  1. Gostei do robozinho, vou construir um também, vc consegue mandar para mim o esquema de ligação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não tenho o esquema, mas é bem fácil, de acordo com o código em "SERVO PINS", um pino para cada servo, se lembro bem os hippin são os servos de cima e kneepin os de baixo, o L e R na frente é esquerdo e direito.
      hip = quadril
      knee = joelho.

      Excluir

Postar um comentário